Sobre a Lacultesp

A LACULTESP é uma associação filantrópica privada, sem fins lucrativos, de utilidade pública municipal, e como tal, cultiva a preocupação com o desenvolvimento de ações em diferentes áreas que mobilizem a opinião pública e o apoio da população para modificar determinados aspectos da sociedade, desde 2008.

Reconhecida como uma entidade de referência regional, baseada na sua contribuição social às crianças e jovens de baixa renda do município de Ribeirão Preto.

A entidade atua nas áreas culturais, sociais e esportivas e de lazer, a fim de proporcionar a todos os seus participantes atividades nas mais diversas modalidades no intuito de atender um maior número de crianças, adolescentes e idosos e desta forma fazer com que a família participe de forma integral das atividades dos projetos.

O significado do nome LACULTESP é a junção das iniciais das palavras: lazer, cultura e esporte.

Histórico

A Lacultesp é uma entidade sem fins lucrativos que nasceu da vontade de José Pedro Barbosa “Pedrinho” e de Maria Inês, de transformar a situação precária das comunidades da periferia de Ribeirão Preto.

No ano 2002, iniciou-se um trabalho nestas áreas de forma voluntária e com parceria através de diversos apoiadores através de doações para eventos e festividades em datas comemorativas.

Em 2008, fundou-se oficialmente a LACULTESP – LA = Lazer + CULT = Cultura e ESP = Esporte

A partir de 2011, a entidade passou a contar com patrocínio de projetos incentivados através da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte e da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal.

Os projetos são:

  • A-COR-DAR – Esporte Para Todos
  • Educ – Esporte Um Passo para o Futuro
  • Centro de Convivência Lacultesp – Zona Norte
  • Centro de Convivência Lacultesp – Zona Oeste
  • Corrida e Caminhada da Melhor Idade
  • Corrida e Caminhada Viva Bem

A entidade está em atividade desde 01 de março de 2008, iniciando suas atividades através do apoio de empresas locais, visando o atendimento a crianças e adolescentes no contra turno escolar, possibilitando aos beneficiários a oportunidade de encontrarem no esporte e na cultura, a possibilidade de vislumbrarem um futuro mais favorável, ou seja, a oportunidade de se tornarem “verdadeiros cidadãos“.

As atividades desenvolvidas são: futebol de campo e society, voleibol, basquete, aeróbica adaptada, voleibol adaptado, corrida e caminha de rua
atividades de recreação, atividades de cultura tais como: teatro, dança de rua, capoeira, jazz, ballet e com isto, aprendem a importância da integração e do respeito com o seu próximo através de atividades coletivas, interagindo dentro da comunidade onde vivem e também na sociedade.

A ONG atende em média 750 crianças e adolescentes no contra turno escolar dentro dos projetos Centros de Convivência/Educ Esporte e A-COR-DAR e 580 idosos dentro do projeto de corrida que já se encontra em sua segunda edição e com a terceira edição já aprovado pela LIE/GOVERNO FEDERAL, conta com um quadro de funcionários de 12 profissionais e diversos voluntários através de empresas parceiras.

Durante sua trajetória a entidade atendeu aproximadamente 7.500 beneficiários e que através do seu trabalho foi reconhecida e declarada como Utilidade Pública Municipal e Utilidade Pública Estadual.

MISSÃO
Promover a desenvolvimento social e humano, por meio da educação esportiva, do Lazer e da cultura, capacitando crianças, jovens e idosos e seus respectivos familiares para o pleno exercício da cidadania na cidade de Ribeirão Preto, região e outras cidades tanto do Estado de São Paulo quanto cidades de outros Estados.
VISÃO
Permanecer como uma entidade de referência regional, baseada na sua contribuição social as crianças, jovens e idosos da periferia do município de Ribeirão Preto e Região, por meio das mais diversas atividades de inclusão social, em busca do reconhecimento como referência Nacional e Internacional.
VALORES
Fé: Mover-se e acreditar que o mundo pode ser melhor.
Gratidão: A Deus e ao Universo em poder promover o bem as comunidades menos favorecidas.
Ética: Clareza e Transparência nas ações realizadas.
Responsabilidade Social: Humanização, consciência coletiva, respeito às diferenças individuais e desenvolvimento do pensamento criativo.

A transmissão desses valores é realizada através de atividades que demonstram ludicamente as ideologias da entidade, como gincanas, bate-papos, atividades esportivas e culturais (teatro, dança, música, artes cênicas, etc.)

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão iniciar para conversar com o nossa equipe :)

Começar