A Lacultesp é uma entidade sem fins lucrativos que nasceu da vontade de José Pedro Barbosa “Pedrinho” e de Maria Inês, de transformar a situação precária das comunidades da periferia de Ribeirão Preto.
No ano 2002, iniciou-se um trabalho nestas áreas de forma voluntária e com parceria através de diversos apoiadores através de doações para eventos e festividades em datas comemorativas.
Em 2008, fundou-se oficialmente a LACULTESP – LA = Lazer + CULT = Cultura e ESP = Esporte
A partir de 2011, a entidade passou a contar com patrocínio de projetos incentivados através da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte e da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal.
Os projetos são:
- A-COR-DAR – Esporte Para Todos
- Educ – Esporte Um Passo para o Futuro
- Centro de Convivência Lacultesp – Zona Norte
- Centro de Convivência Lacultesp – Zona Oeste
- Corrida e Caminhada da Melhor Idade
- Corrida e Caminhada Viva Bem
A entidade está em atividade desde 01 de março de 2008, iniciando suas atividades através do apoio de empresas locais, visando o atendimento a crianças e adolescentes no contra turno escolar, possibilitando aos beneficiários a oportunidade de encontrarem no esporte e na cultura, a possibilidade de vislumbrarem um futuro mais favorável, ou seja, a oportunidade de se tornarem “verdadeiros cidadãos“.
As atividades desenvolvidas são: futebol de campo e society, voleibol, basquete, aeróbica adaptada, voleibol adaptado, corrida e caminha de rua
atividades de recreação, atividades de cultura tais como: teatro, dança de rua, capoeira, jazz, ballet e com isto, aprendem a importância da integração e do respeito com o seu próximo através de atividades coletivas, interagindo dentro da comunidade onde vivem e também na sociedade.
A ONG atende em média 750 crianças e adolescentes no contra turno escolar dentro dos projetos Centros de Convivência/Educ Esporte e A-COR-DAR e 580 idosos dentro do projeto de corrida que já se encontra em sua segunda edição e com a terceira edição já aprovado pela LIE/GOVERNO FEDERAL, conta com um quadro de funcionários de 12 profissionais e diversos voluntários através de empresas parceiras.
Durante sua trajetória a entidade atendeu aproximadamente 7.500 beneficiários e que através do seu trabalho foi reconhecida e declarada como Utilidade Pública Municipal e Utilidade Pública Estadual.